Lx Pasteis Nata
Sou fã de um belo pastel de nata, sou bem capaz de comer um todos os dias se perto dos meus sítios do costume existir um que faça as minhas delícias.
Confesso o pecado da gula e só de escrever o que vou escrever já me cresce água na boca. Saber que perto de mim há um pastel com uma "casca" estadaliça e crocante, mas não oleosa e um creme encorpado mas nunca "enqueijado"... sou incapaz de lá ir e não me lambuzar com um pastel.
Nesta busca constante a que a gula nos obriga, é imperativo procurar por um pastel de nata que, seja quando for, não desiluda e saiba sempre como o primeiro. Assim sendo, ontem foi dia da Rota do Pastel de Nata. Deu outro sabor a Lisboa e deu-nos um dia para mais tarde recordar e muito falar entre amigos.
*
No planeamento consideramos 7 locais, sendo que dois, por força das circunstâncias foram substituídos por opções nas proximidades. Assim trocámos a Balcão do Marquês (fechada ao Domingo) pela Versailles e a Alves & Nóbrega (também fechada) pela tasca da praça do Chile, apelidada por mim de "A Rocha"!!! Os restantes locais não foram alterados e passámos por: Biarritz, Confeitaria Nacional, Manteigaria e Aloma.
De salientar que A Herculano também ficou por experimentar.
Na Versailles encontrei um creme que só consegui apelidar de "murcho", pouco consistente, sabor e cor pouco persistentes. Na Biarritz, um pastel muito equilibrado, tanto na "casca" como no creme e aí sim, um verdadeiro sabor a pastel de natal. A ginginha também ajudou wink emoticon
Já na rua e remendando o percurso, a tasca que vende rochas", será sempre o que me fará as delícias, ainda assim têm um pastel de nata bom, comum a muitos outros cafés. A Confeitaria foi a desilusão total, o pastel e o staff... a meu ver, uma nódoa no percurso. Daqui para a frente, foi sempre a subir, literalmente falando, já que o Chiado e o jardim da Parada foram os destinos seguintes. A Manteigaria faz-nos comer logo com os olhos e o pastel foi muitoooooooo bom e a Aloma faz justiça ao prémio ganho.
Deixámos mesmo o melhor para o final e o dia foi fabuloso.
Texto by Cris....
Votação